Adoçantes Naturais
Agave: vendido na forma líquida, é um adoçante extraído da Agave tequilana, planta da qual se faz a bebida alcoólica tequila. Ele tem menos calorias do que o açúcar e adoça três vezes mais, o que diminui o consumo e pode ajudar no emagrecimento. Devido ao grande teor de frutose, também deve ser consumido com moderação pelos diabéticos.
Mascavo: é um açúcar escuro, mais grosso e mais úmido do que o açúcar branco. Ele é o açúcar recém-extraído da cana-de-açúcar. A vantagem é que ele não recebe aditivos químicos em sua composição, mas favorece o ganho de peso, como o açúcar refinado. O consumo por diabéticos deve seguir a mesma recomendação médica dada em relação ao açúcar comum.
Mel: produzido pelas abelhas, a partir do néctar das flores, o mel é uma grande fonte de energia. É mais calórico do que o açúcar, mas o poder de adoçar dele é maior, portanto o consumo é menor. Ao contrário do açúcar, ele contém vitaminas e sais minerais, além de propriedades bactericidas e antissépticas. Como o açúcar branco, ele provoca oscilações na quantidade de glicose no sangue.
Steviosídeo: é o único adoçante natural produzido em escala industrial. Feito da planta Stevia, muito encontrada na região entre Brasil e Paraguai, ele tem grande poder adoçante, com a vantagem de não ter calorias. É adequado para diabéticos e para quem quer perder peso sem ingerir produtos sintéticos.