sábado, 23 de outubro de 2010

DIETA E FUMO

 Uma dieta adequada não pode previnir todas as consequências do fumo, mas pode ajudá-lo a se prevenir contra alguns dos efeitos nocivos.



    Que os fumantes correm um risco muito maior de ataques cardíacos, doenças respiratórias e câncer, todos sabem. Em vistude disso, a melhor decisão que um fumante pode tomar é PARAR! Para os que não conseguem vencer a dependência, uma dieta saudável pode, pelo menos, aumentar a capacidade do organismo de se defender contra os efeitos prejudiciais do fumo.
    Os fumantes têm níveis menores de vitamina C no sangue, cálcio, vitamina A e betacaroteno. Como a vitamina C é um poderoso antioxidante e pode desacelerar o crescimento de tumores, deve-se consumir pelo menos 1 porção de fruta cítrica, junto com outras frutas e legumes frescos diariamente. A vitamina A e seu precursor, o betacaroteno, também são antioxidantes que protegem contra o câncer. Juntamente com a vitamina E, outro antioxidante, é possível reverter um pouco essa deficiência. Alguns estudos determinaram que fumantes que comem várias porções de BRÓCOLIS por semana têm uma incidência menor de câncer de pulmão.
    A menopausa precoce, combinada com níveis reduzidos de cálcio, explica porque mulheres fumantes, correm um risco maior de desenvolver osteoporose. É interessante que mulheres fumantes aumentem sua ingestão de cálcio, sempre com acompanhamento nutricional e médico.
    Quase nunca é tarde demais para parar de fumar. A respiração melhora, os riscos de câncer de esôfago e pâncreas relacionados com o cigarro diminuem quase que imediatamente. Após 1 ano sem fumo o risco de doenças cardíacas também começa a cair; após 10 anos o risco é quase o mesmo do que os não fumantes. Após 10 anos, a expectativa de vida, assim como o risco de contrair câncer no pulmão, laringe e boca, começa a se aproximar da de uma pessoa que nunca fumou!!!
QUE TAL COMEÇAR A PENSAR EM UMA NOVA VIDA?!?!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

DIETA BALANCEADA E ESPORTES

A alimentação equilibrada e o treino dedicado são fundamentais para alcançar o melhor resultado.
Na verdade, o equilíbrio de nutrientes necessário aos atletas é o mesmo para as pessoas sedentárias, acrescentando somente porções extras de energia, devido às exigências de um treinamento esportivo intenso.
Os atletas podem utilizar a mesma Pirâmide Alimentar recomendada para todas as pessoas saudáveis.
Algumas recomendações para atletas:
- Carboidratos: maior fonte de energia do corpo, por isso, o atleta deve consumir no mínimo de 55 a 60% das calorias diárias desse nutriente.
- Proteínas: apenas alguns atletas requerem um pouco mais de proteínas do que as pessoas sedentárias, porém, uma boa alimentação já garante o que é recomendado diariamente, se calculado por uma nutricionista.
- Gorduras: é a forma de energia mais concentrada do corpo, porém, não representa uma fonte de abastecimento muito eficaz durante os exercícios físicos, já que precisam de mais tempo de metabolização do que carboidratos e proteínas.
- Vitaminas: não são fontes de energia, mas são essenciais para metabolizar outros nutrientes e para converter alimentos em energia.
- Sistema Imunológico: descobriu-se que a suscetibilidade aumentada ocorre porque os esforços musculares intensos reduzem alguns dos processos de defesa imunológico do corpo. Por isso, consumir muitas frutas e vegetais, fontes ricas de vitaminas A e C são importantes. O zinco também melhora a defesa imunológica e é encontrado em carnes magras.
- Sangue: os atletas que treinam intensamente perdem mais ferro do que as pessoas que se esforçam moderamante. A falta de ferro afeta o desempenho atlético e a saúde de forma geral. Carnes magras, peixes, leguminosas, pães e cereais enriquecidos são excelentes fontes de ferro.
- Força do Ossos: exercícios de musculação regulares ajudam na prevenção de osteoporose, desde que os atletas consumam quantidades suficientes de cálcio e vitamina D, em forma de hortaliças verde-escuras, laticínios desnatados, tofu e outros.
- Água: os atletas experientes sabem que precisam ingerir água ou sucos diluídos com muita frequência quando treinam. Se esperar até a sede chegar. podem começar a sofrer de desidratação.
Procure uma nutricionista e um profissional de educação física para dar início a um novo Estilo de Vida e mãos à obra!!!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR X DIETAS

Perder peso não é fácil, dietas radicais apenas agravam o problema.
A dieta de sucesso é aquela que permite a perda de peso gradual e incentiva o compromisso de alimentar-se usando o bom senso.

   A única maneira de obter sucesso no controle do peso é através do compromisso de comer moderadamente usando o bom senso e de praticar exercícios regularmente com orientação de um profissional de educação física.
   As dietas radicais, em que as refeições saudáveis são substituídas por bebidas de baixas calorias, não promovem o equilíbrio de nutrientes essenciais. Em vez disso, leva ao chamado "efeito sanfona"
   Para emagrecer saudavelmente, a dieta deve estimular a perda constante de peso, oferecendo todos os nutrientes que o corpo necessita. Deve basear-se em alimentos nutritivos, porém, de baixas calorias, como vegetais, frutas, laticínios de baixo teor de gordura ou desnatados, pães e cereais integrais, peixes, aves e pequenas quantidades de carne vermelha.
  Não se prive tanto a ponto de não conseguir manter a dieta. Permita-se comer alguns dos "alimentos proibidos", mas não de forma compulsiva. Se a sua guloseima preferida é o chocolate, permita-se 1 ou 2 pequenos pedaços (30 g) após cada semana de sucesso em sua meta. Essa forma de compensação ajudará você a continuar perdendo peso de forma saudável, o que é mais importante!!!