quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Óleo de Cártamo emagrece?!



    Segundo a Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada da Unesp (Journal of Basic and Applied Pharmaceutical Sciences), "concluiu-se que a suplementação de óleo de cártamo por 30 dias, reduziu o consumo alimentar, ocasionou menor ganho de peso corporal dos animais no decorrer do experimento, e aumentou a concentração de HDL-colesterol no grupo tratado com dieta normolipídica, sem influenciar nas demais concentrações do perfil lipídico e da glicemia.         
    Adicionalmente, a suplementação de óleo de cártamo não foi capaz de prevenir o aumento da peroxidação lipídica induzida pela dieta hiperlipídica, apesar ter evitado redução na atividade antioxidante enzimática representada pela GHS-Px." 

   Ou seja, houve menor ganho de peso, porque a gordura nos dá saciedade, então, menos vontade de ficar comendo o tempo todo e ajudou a aumentar o HDL, o que é bom, mas alguns alimentos também têm essa função, como alguns óleos e oleaginosas. Mas, ao propositalmente elevarem a oferta calórica na dieta dos indivíduos, o óleo de cártamo não demonstrou ser capaz de prevenir o acúmulo de gordura, nem aumentou a quebra dela.

E pela Unicruz, os resultados do estudo permitiram concluir que devem ser feitos estudos mais aprofundados sobre o assunto, pois não houve redução da gordura corporal e também as alterações metabólicas não foram significativas.

Resumindo, nesse caso, ainda prefiro investir na boa e velha fórmula: boa alimentação + exercício + sono + equilíbrio emocional.