Existem muitos mitos em relação aos nossos hábitos alimentares, mas cada prato deve ser analisado pelos ingredientes e o modo de preparo.
CAFÉ COM PÃO e MANTEIGA: pobre em nutrientes e poucas vitaminas. O café, muita cafeína e, normalmente, adoçado com açúcar refinado. SUGESTÃO: acrescentar leite desnatado ao café, diminuindo a quantidade de café e, consequentemente, a de açúcar, que ainda pode ser substituído pela sucralose. O pão francês, feito de farinha refinada e bromato, que ajuda na fermentação, sem nada acrescentar de nutrientes. SUGESTÃO: substituir pelo pão integral e a manteiga por queijo branco ou, melhor ainda, a ricota. E, acrescentando frutas ou suco de frutas a essa refeição, a enriquecerá de vitaminas.
ALMOÇO: arroz com feijão, cereal com leguminosa, forma uma proteína completa, muito nutritivo. Na hora de escolher a proteína, o normal seria bife aceboladp, com gordura ou à milanesa e batata frita. SUGESTÃO: carne, peixe ou frango ensopados (preferência carne branca) com purê de batatas em vez de fritas. Normalmente, as saladas, são de maionese, acompanhado de refrigerante e doce como sobremesa. SUGESTÃO: saladas de legumes e verduras crus ou cozidos (sem maionese), evitar líquidos durante às refeições e fruta de sobremesa.
JANTAR: algumas pessoas tornam essa refeição semelhante ao almoço, porém, deve ser mais leve, pois é o momento onde estamos diminuindo nosso gasto calórico, considerando logicamente, que cada caso é um caso. Lanches, sopas, saladas com grelhado, ou seja, refeições mais leves facilitarão a digestão e trará um sono tranquilo.
CHOPP DE 6a FEIRA: bebidos com moderação ao término da semana, na companhia de amigos, à princípio é bastante salutar, até do ponto de vista psicológico. Porém, os petiscos fritos e feitos com farinha de trigo são muito calóricos e gordurosos. Outras opções são: a azeitona (com moderação), os tremoços, os picles, além de mariscos ou lulas à vinagrete, galeto e filé aperitivo também são outras alternativas menos calóricas do que as frituras.
BOM SENSO E MODERAÇÃO SÃO PALAVRAS DE ORDEM QUANDO SE TRATA DE SAÚDE!